Segundo alguns autores, a origem do mito começa exatamente com a última edição da Revista Espacial, datada de outubro 1953 e que trazia dois pequenos artigos com as seguintes informações: "Uma fonte que o IFSB considera digna de toda confiança nos informou que a solução da investigação sobre o mistério dos Discos Voadores esta se aproximando de sua fase final. Esta mesma fonte, de quem reafirmamos tivemos todas as referências, também sugeriu que este não era o método formal, nem o momento para a Revista Espacial publicar todos os dados deste mistério". No segundo e mais chocante artigo eles deram a seguinte DECLARAÇÃO: "O mistério dos Discos Voadores não é mais nenhum grande mistério. Sua fonte já é conhecida, mas qualquer informação sobre isto está sendo retida através de ordem de uma fonte mais alta. Nós gostaríamos de publicar a história completa na Revista Espacial, mas por causa da natureza desta informação nós fomos aconselhados a não publicar para não nos arrependermos".
A declaração terminou com um preocupante aviso: "Aconselhamos a todas as pessoas ocupadas na pesquisa deste fenômeno a serem muito cautelosas ". Logo após Bender fechou a revista e dissolveu a organização. Na mesma época ele deu uma entrevista a um jornal local em que afirmava que tinha sido visitado por "TRÊS HOMENS VESTINDO TERNOS NEGROS" que tinham ORDENADO ENFATICAMENTE para ele deixar de publicar qualquer material sobre discos voadores. Alguns amigos e assinantes da revista pressionaram Bender para obter maiores explicações, mas ele sempre demonstrou muito medo e a todas as perguntas respondeu enigmaticamente ou com um absoluto "não tenho nada a dizer". E assim, para muitos, a partir destes acontecimentos nasceu a lenda dos Homens de Preto...
Gostaria de pedir aos leitores deste post para que, ao ler esta matéria, esqueça tudo o que foi visto no cinema a respeito desse assunto e que abra sua mente para o que será colocado a
q os chamados MIB, integram um assunto que merece a atenção da comunidade ufológica, muito mais do que é dada. Falar sobre “homens de preto” chega a ser bizarro ou aterrorizante. Alguns relatos dão arrepios na espinha, enquanto outros dão vontade de rir (!). É triste, mas em certos casos, saber o que é verdade e o que é fantasia chega a ser quase impossível. Os MIB não se diferem muito de qualquer outro assunto dentro da Ufologia, pois há muitas perguntas, teorias e poucas respostas. O que tentarei mostrar é uma visão do que concluí durante minhas pesquisas sobre o assunto. Histórias sobre os MIB são tão antigas quanto à própria Ufologia. Se formos falar sobre datas e considerarmos o dia 24/06/1947 como o início da era moderna dos discos voadores, os MIB ganham por serem mais velhos, em exatos dois dias.
No dia 21/06/1947, três dias antes do caso Kenneth Arnold [N.E.: de qual marco nasceria a chamada Ufologia], o senhor Harold Dahl protagonizou um contato que ficou conhecido como “O Caso das Ilhas Maurício”. O senhor Dalh vinha em sua embarcação próxima a Tacoma, próximo ao Estado de Washington quando avistou seis objetos a cerca de 600m de altura. Dahl vinha com mais dois tripulantes e seu filho de 15 anos, que também presenciaram o contato. Em determinado momento, um dos objetos se aproximou mais da água e despejou o que parecia ser uma espécie de material derretido, inclusive o mesmo chegou a atingir o braço de seu filho e supostamente matar um cachorro que também se encontrava na embarcação. Quando os UFOs sumiram Dahl conseguiu colher uma amostra do misterioso material jogado no mar, além de ter tirado quatro fotos dos objetos não identificados.
Dahl entregou as fotos para seu superior, o senhor Fred L. Chrisman, juntas com os pedaços do material colhido no mar. A história foi vendida para uma revista algum tempo depois, mas não ganhou muita repercussão, nem ao menos os fatos que se seguiram ao dia seguinte do contato, quando um homem vestido de terno e chapéu pretos procurou Dahl em sua casa a fim de tratar de negócios. Dahl não achou nada estranho, afinal ele negociava madeira e era comum que as pessoas viessem interessadas em seu trabalho. O tal homem de preto disse a Dahl onde estava hospedado e os dois marcaram um encontro. Ao chegarem ao hotel, o homem o convidou para ir até um bar aonde chegou a pedir um café. Dahl surpreendeu-se bastante quando, no meio da conversa o homem de preto começou a lhe relatar tudo o que havia acontecido na noite do avistamento. No final da conversa o estranho homem o ameaçou dizendo que ele tinha presenciado algo por acaso e para o bem de Dahl e de sua família, seria melhor esquecer o ocorrido. Para piorar a situação o avião que vinha trazendo as fotos e o material recolhido no mar se acidentou. Assustador? Certamente! E muito, imaginem-se na pele do senhor Dahl. Sendo ameaçados desta forma por um estranho homem desconhecido como esse? Quantos de vocês agora lendo esse post ignorariam a ameaça do MIB e se arriscaria levando-a ao conhecimento sua história? Muitos devem estar dizendo que não, afinal, para quê correr tamanho risco?
É bom que muitos ufólogos façam essa pergunta, afinal, vamos pensar um pouco na seguinte possibilidade: Tomando o caso do Senhor Dalh como exemplo, podemos imaginar perfeitamente que casos como o dele aconteceram e acontecem em muitos lugares do mundo e a testemunha de um caso assim tem até um certo interesse de tornar sua história pública. Mas digamos que essa mesma testemunha receba a visita de um homem vestido de preto, com um olhar frio, postura séria e ameaçando-a e também a seus familiares, para não revelar sua experiência para ninguém? Quantas dessas testemunhas correriam o risco de revelar sua história? Poucas pessoas, uma parcela mínima de gente correria tal risco. Outra pergunta que surge quando o assunto é MIB e Ufologia é: “Quem estaria interessado em esconder a verdade e ameaçar pessoas dessa maneira?”. Quem é ufólogo ou no mínimo conhece ufologia, sabe: “Muitos teriam esse interesse”. Desde governos até organizações religiosas. Mas os maiores inimigos da Ufologia continuam sendo os governos nacionais, sobretudo, o norte-americano.
ENCONTRO COM OS HOMENS DE PRETO
Um encontro típico com os MIB normalmente acontece imediatamente após alguém avistar um UFO ou testemunhar algum tipo de acontecimento relacionado com o fenômeno UFO. A testemunha é visitada por um ou mais homens estranhos que frequentemente mostram distintivos aparentemente importantes e afirmam ser agentes do governo que, em investigações subsequentes, se verifica que tanto os nomes dados como a agência mencionada invariavelmente não existem. Os "agentes" normalmente não só exibem um conhecimento exato do fato insólito presenciado pela testemunha, como também demonstram um conhecimento pessoal e íntimo da testemunha. Eles coletam todas as evidências físicas do encontro que a testemunha teve, tais como fotografias ou qualquer outra evidência porventura existente. O curioso é que até mesmo em ocasiões em que eles não ameaçam explicitamente a testemunha, normalmente deixam entender que tornar público a experiência vivenciada pelas testemunhas não é uma boa ideia e pode ser muito perigoso. Em outras vezes os MIB se apresenta como um vendedor de seguros, ou um fotógrafo, ou algo igualmente desconexo com o assunto UFO, nunca menciona o evento em questão, mas, ainda assim, de alguma maneira, deixa a impressão que sua presença está associada com estes acontecimentos